domingo, 20 de dezembro de 2009

Cuidados na agência de turismo

Muitas pessoas acabam recorrendo a uma agência de turismo para comprar sua viagem dos sonhos. Porém, para que o sonho não se torne um pesadelo, essa semana eu vou falar sobre os cuidados necessários ao contratar uma agência (seja ela física ou virtual).


Nesse terceiro artigo sobre o fim de ano e férias vou falar de alguns cuidados e dicas para que tudo corra bem.


A primeira coisa que você teve ter em mente é que a agência de turismo é um comodismo, ou seja, eles montam todo um pacote que inclui Passagens + Hotel + Transfers + Passeios, etc. A boa e velha pesquisa vale muito. Veja o preço dos pacotes em diversas agências e se ela tiver uma loja virtual, veja também. Já encontrei diferenças de 30% entre a loja física e a virtual. Depois de alguns preços cotados, veja como seria montar o pacote individualmente, ou seja, comprar tudo a parte. Sei que muitos não gostam e ficam com medo de que algo dar errado. Para esses minha recomendação é que vocês não fiquem com esse medo. Raramente ocorrem problemas com quem monta o seu próprio pacote. Lembre-se, por exemplo, que uma agência tem acordo com determinadas cias. aéreas ou de ônibus que podem não ser a mais barata ou melhores. Muitas vezes, uma companhia low-fare está com um preço melhor para a rota. Alias as companhias low-fare serão tema da próxima semana (ou melhor, próximo ano, já que vou tirar uma pequena férias de duas semanas do blog), em Cuidados nas cias. low fare.


Outra coisa importante ao entrar numa loja física da agência é informar ao agente que "Eu gostaria de um bom preço para tal lugar" ao invés de simplesmente falar "Quero viajar para tal lugar". Com essa frase "mágica", o agente já vai notar que você quer um bom desconto e como ele tem esse poder, ele o fará para que você feche o pacote com ele. Negociar é a alma do negócio. Lembre-se de mais um pequeno ponto. Cote o preço com todas as taxas (muitas agências escondem essas taxas). Se pagar com cartão de crédito, verifique o valor debitado, uma vez que a agência pode debitar alguma taxa oculta que você não sabe do que se trata.


Se você decidir por utilizar uma agência, por qualquer motivo que seja, se ela for brasileira entre no site ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens). Nela, você poderá consultar os agentes que são credenciados a ela. A ABAV possui critérios bem "duros" para que uma agência se torne parceiro dela. Para consultar uma agência afiliada a ela, basta clicar no menu do lado esquerdo Encontre um agente ou clicar neste link http://www.abav.com.br/agencias_buscar.aspx?id_area=3. Nele você irá informar seu estado, cidade, bairro ou poderá procurar pelo nome. Se estiver fora do país, procure uma associação equivalente pelo Google.

Depois de selecionar a agência, veja se ela não possui reclamações. Ter reclamações não quer dizer que ela ruim, pois, agradar a todos é impossível e existem pessoas que reclamam sem razão. O que você deve ver é a resolução da agência quando aos problemas apresentados. Existe um ótimo site que contém a reclamação não só de agências de turismo, mas, de outros segmentos como financeiros, telecom, internet, etc. Ele se chama Reclame Aqui. Para pesquisar, basta colocar o nome da agência de turismo. Não é preciso se cadastrar para a pesquisa. A boa e velha pesquisa de boca a boca também vale a pena. Pergunte a amigos, colegas, etc se já utilizaram o serviço da agência.


Se a agência estiver em ordem, com um bom preço negociado é hora dos cuidados finais. Peça para que tudo que está sendo contratado, incluindo passeios, hospedagem, passagens, seguros, transfers e até mesmo os serviços que a agência oferece esteja escrito, para o caso qualquer falha ou "esquecimento" da agência. Leia o contrato com muita atenção. Se o agente se recusar a escrever o que está sendo contrato, insista e caso ele não queira, não feche o negócio. Não querer formalizar o que está sendo contrato é um ponto negativo e perigoso.

Questione o preço dos passeios nos locais. Muitas vezes esses passeios não são inclusos em seu pacote e depois acabam saindo por um preço absurdamente alto. Se você tiver paciência de pesquisar, ligue para agências ou guias locais em seu destino e questione o preço. Muitas vezes o preço local será mais baixo que o da própria agência.

Depois de você for efetuar o pagamento, exija todos os comprovantes de hospedagem, transfers e passagens. Uma recomendação final é pegar o número do bilhete aéreo e ligar na companhia para verificar a situação do mesmo (se está emitido, pago, tudo OK), assim como telefonar no hotel de destino para checar se a reserva para os dias em que você contratou o serviço está OK.

Lembre-se que no contrato, você deve ter todos os tratamentos necessários para o caso de cancelamento e remarcação.

Por fim, se houver qualquer problema durante sua viagem, entre em contato imediatamente com o agente que lhe vendeu o pacote. Se a agência não sanar o problema e você tiver gastos, anote todos os gastos que você teve e depois no seu retorno, cobre a agência pela falta de assistência e o valor gasto. Se vocês não chegarem a um acordo, faça uma denúncia a ABAV (se a agência for associada), Procom e apele para a justiça se for o caso (um tribunal de pequenas causas pode dar conta do valor solicitado e não necessita de advogado).

Espero que tenham aprovado o artigo dessa semana. Não deixem de marcar uma Reação do artigo. Isso é muito importante para os próximos posts e os temas que tenho que abordar no futuro. Comentários são sempre bem vindos!


Para todos, o meu feliz 2010, com muita paz, saúde e bons passeios pelo mundo.

¡Hasta luego!

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