domingo, 6 de dezembro de 2009

Tirar suas férias fora dos períodos de temporada, o que você ganha com isso?

Estamos em dezembro, natal, ano novo chegando e muita gente querendo viajar (mas MUITA mesmo). Existe uma lei que todos devem recordar como sendo uma das fundamentais da economia, a lei da oferta e da procura. Nela, quanto maior a procura ou demanda e menor a oferta, maior o preço e o inverso é verdadeiro, quanto menor a demanda e maior a oferta, menor o preço. Isso em termos de viagem vale muito para o setor aéreo, hoteleiro, turismo de uma forma geral, afinal, se pensarmos como qualquer dono de hotel, vamos verificar que "no fim do ano, todos querem viajar, logo, meus preços vão aumentar e como muita gente recebe um salário a mais esse mês, melhor ainda!". No que isso resulta? Aumento de preços.


Nesse especial de fim ano, vou falar a respeito desse período em que todo mundo parece que arruma as malas e sai por aí... Esse momento podemos chamar de único, por que todos os tipos de viajantes se encontram de norte a sul.


A primeira coisa, que será tema desse post, é que se você puder evitar viajar nesse período, EVITE! Além do fator preço, existem outros fatores, como o stress. Vou citar algumas coisas que vão irritar qualquer um:


  • Vôos/ônibus/trens lotados e/ou atrasados
  • Aeroportos, rodoviárias e portos lotados
  • Filas e mais filas
  • Faltas de recursos como água, luz, telefone e até mesmo comida
  • Falta de opções (muitas vezes um determinado horário de ônibus está lotado, um tipo de quarto no hotel, etc)
  • Fatores fora de nosso controle como apagões aéreos que tivemos em 2006/2007 e os atrasos da GOL em 2008
  • Trânsito 
Eu creio que algum desses tenha irritado você. Isso é muito comum no fim do ano. Então se você busca paz e descanso, por que sofrer com isso?


Muitas pessoas só podem viajar no fim do ano, seja por causa dos filhos (férias escolares), trabalho (existem profissionais que só podem viajar nessa época), etc. Para vocês, voltem na próxima semana, pois vou falar sobre vocês e como vocês podem, pelo menos, economizar nessa época e tentar mitigar esses problemas.


Já se você pode evitar essa época, como já disse anteriormente, evite. Suas férias são em dezembro? Já tentou mudar para março/abril (época de começa de vez a baixa temporada)? Sua esposa também tem férias em dezembro, peça para ela tentar mudar também. Você é um profissional liberal e acredita que somente no fim do ano é que você pode descansar? Trabalhe nessa época, creio que muitos de seus clientes ficarão felizes em saber que você está atendendo e depois saia de férias durante o ano.


As vantagens de fugir da baixa temporada são enormes. Primeiro, os preços das passagens (em especial as aéreas) despencam, além disso, as "promoções" das companhias aéreas ocorrem nessa época, ou seja, você tem ótimas oportunidades aguardando! Têm milhas? Fora da temporada às companhias não têm datas de blackout ou simplesmente tem promoções ou diminuem os requisitos de milhas para um bilhete.


Depois de chegarmos ao nosso destino, vamos ficar em um bom hotel ou até hostel (famosos albergues), com preços que muitas vezes podem ser "barganhados". Por quê? A demanda é menor e a oferta é maior. Experimente ligar nos hotéis que você gostaria de se hospedar, informe-se sobre os preços e parta para a negociação. Você conseguira um bom desconto se tiver paciência e usar o argumento de que estamos fora da temporada.


Outro pequeno detalhe. Já percebeu que em dezembro e janeiro só temos dois feriados (tirando os regionais), o natal e dia de confraternização universal? Que tal olharmos para outros meses onde temos feriados nas segundas-feiras, quintas e sextas? Que tal voltar das suas férias no início de abril (dia 02, por exemplo)?  Se você tirou 30 dias de férias entre os dias 1/2 de março, em tese, você voltaria no dia 2 de abril, certo? Pois você vai voltar no dia 5 de abril, ou seja, mais três dias de férias. Qual o motivo? Em 2010, o feriado da Paixão de Cristo será no dia 2 de abril, uma sexta-feira, ou seja, você ganhou a sexta e ainda um final de semana. Gostou? Olhar o calendário é fundamental. Se você escolher determinadas datas para suas férias você pode ganhar muito com isso.


Quer mais algumas vantagens? Além dos preços caírem (vale lembrar que até os preços dos restaurantes caem nessa época. Já cansei de entrar em restaurantes oferecendo descontos de 50% em sua carta de vinhos, por exemplo), o descanso que você terá será maior. Nessa época do ano, os meios de transporte atrasam menos, as filas são menores, tenha certeza que seu descanso será melhor.


Espero que tenham gostado do post dessa semana e que voltem na próxima na próxima semana para a segunda parte desse especial "Viajando no fim do ano", onde vou dar as dicas para aqueles que não podem viajar fora da temporada e querem economizar e ter mais conforto.

¡Hasta luego!

Nenhum comentário:

Postar um comentário