domingo, 13 de dezembro de 2009

Viajando no fim do ano

Na última semana eu comecei uma série de artigos sobre as festas de fim de ano e nossos planos de viagem.


Nessa semana vou falar sobre aqueles que não podem "fugir" dessa época do ano e precisam viajar de qualquer jeito. Se você está nessa situação a única palavra que resta para você é "planejamento". É preciso planejar essa viagem com meses de antecedência e também checar os "oportunismos" que passamos. Exemplo, esse ano, se você estivesse planejando suas férias de fim de ano nos meses de março e abril, em plena "crise" você poderia se aproveitar de alguns hotéis e cias. aéreas que estavam preocupadas com a temporada, gripe suína, fatores que derrubaram o turismo esse ano.


Eu particularmente aproveitei essa época para comprar as minhas passagens de fim ano a preços que não estão sendo praticados pela companhia, atualmente, nem na baixa temporada do próximo ano, o que me rendeu uma ótima economia em relação à compra hoje.


Se você for utilizar avião em sua viagem, as cias. aéreas vende passagens de hoje + 300 ou 360 dias pra frente, ou seja, em janeiro/fevereiro será possível encontrar passagens para dezembro de 2010. Com uma boa pesquisa você poderá encontrar ótimas oportunidades. Se não encontrar um preço bom, continue tentando, os preços podem mudar do dia pra noite. Estabeleça como limite para fechar a compra cerca de seis meses antes da viagem. Não feche de última hora!

Quanto a hospedagem, em geral alguns hotéis não disponibilizam seus quartos para determinadas épocas do ano, impedindo que agendemos um quarto e logo, eles ficam esperando o que vai acontecer no cenário do turismo regional, nacional e internacional para determinar os preços, isto é, se o dólar subir muito e as pessoas recorrerem para as viagens nacionais, os preços aumentam. Nesse ano passamos por esse tipo de problema com a gripe suína, onde muitos deixaram de viajar para a América do Sul e ficaram no Brasil. Para essas situações, procure ligar no hotel, se informar do período, como quem não quer nada, informe as datas que você desejaria estar hospedado e caso seja negado, informe que deseja receber uma newsletter, mala direta ou mesmo uma ligação de quando os valores e datas estiveram disponíveis. Veja se o hotel tem um site na internet, tente fazer a reserva por lá, se não conseguir, parta para site de terceiros e agências de turismo, você pode encontrar uma oportunidade e conseguir fechar sua hospedagem.


Se você pensa em passear, procure saber os valores com sua agência de turismo de confiança ou com a local, ou se você for aventureiro, faça contato com os locais para saber como funciona (eles podem indicar lugares melhores que os oferecidos pelas agências). Comprar tickets, passes, passaportes e etc antecipadamente podem render uma boa economia, já que em alguns lugares é comum o preço diminuir com a compra antecipada.


No caso daqueles que tem filhos em idade escolar, você pode me perguntar, "E se meu filho for para a recuperação na escola? Não pode tirar férias?". A primeira coisa que você deve fazer é estimular seu filho com os estudos para que não passe por isso. Não fale que o pacote já está fechado e que se ele não for bem ele ficará para trás. Simplesmente diga que nada está comprado, que tudo será comprado de última hora. Acompanhe o desempenho ao longo do ano. Se algo não estiver bem, acenda a luz amarela e comece a ver como remarcar sua viagem. Lembre-se, não podemos prever o futuro, mas, se estivermos prontos para determinadas situações, não vamos pagar a mais por isso.


Têm milhas? Não acha que é uma boa época para utilizar? Durante a alta temporada, os preços em milhas podem aumentar. Procure se informar o quanto é esse aumento. Esse aumento é uma "novidade", uma vez que antes as cias. aéreas colocavam determinadas datas como blackout, ou seja, você não poderia usar suas milhas em determinadas épocas do ano. Agora eles permitem, porém exigem mais milhas. Veja a relação custo e benefício, ou seja, se vale a pena pagar ou usar as milhas. Mesmo com essas regras, algumas aéreas não mudam seu critério para essa época e continua sendo possível emitir uma passagem com a mesma quantidade de milhas que na baixa temporada (para alguns trechos).


Vai usar ônibus? Procure adquirir sua passagem com antecedência também. Muitas companhias vendem apenas a passagem de ida, ou seja, da cidade em que você está para a cidade de destino. Questione sobre adquirir a passagem de volta. No Brasil não é comum ter desconto na compra de ida e volta de ônibus, porém, não estamos falando apenas da economia, mas também, de disponibilidade. Muitas empresas ignoram a alta temporada e não disponibilizam horários extras em suas linhas, logo, você pode ficar alguns dias a mais no seu destino.

Se for utilizar seu carro lembre-se sempre de revisar ele algumas semanas antes de viajar. Não deixe para a última hora, pois, o preço também aumenta (lembre-se da oferta x procura). Verifique todos os pedágios que você irá passar e no caso de uma viagem mais longa, pontos de paradas bons e confiáveis.

Se você vai passar por algum aeroporto, porto ou rodoviária, lembre-se, chegue mais cedo que o habitual. Nessa época as filas aumentam (check-in, imigração, aduana (alfândega), etc). Seu vôo atrasou? Procure seus direitos (vou comentar em breve num próximo artigo). 


No caso de contratar uma agência de turismo, alguns outros cuidados devem ser tomados, porém, vou discutir isso na próxima semana no post "Cuidados na agência de turismo".

Pagamento? Eu particularmente gosto de pagar o máximo que posso até a data de viagem, ou seja, você pode parcelar sua passagem, pacote, etc, porém não faça isso na última hora. É muito chato você ficar pagando por uma viagem que já foi. Um bom planejamento prevê que você já vá com a maioria dos custos pagos e apenas gaste em seu destino, não precisando se preocupar com parcelas do seu pacote, passagem ou mesmo com o hotel.

Por fim, lembre-se da palavra chave desse post planejamento. Esteja com suas passagens, vouchers de hotéis, reservas de hostel, carros, passeios, ingressos, vistos, documentos, etc tudo em ordem. Se todos nós colaborarmos com os funcionários das companhias aéreas e de ônibus, além dos agentes de imigração, alfândega, etc, teremos uma viagem mais tranquila e melhor.

¡Hasta luego! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário