domingo, 15 de novembro de 2009

Embarque tranquilo e em paz

Há 2 semanas eu recebi um link para um vídeo no YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=wnzvYt0NIjU), onde uma passageira deu um verdadeiro show no aeroporto de Aracajú no check-in da GOL, pois foi impedida de embarcar. O motivo: chegou 15 minutos antes da decolagem do vôo. Baseado nesse acontecimento, vou falar sobre embarque e todos os procedimentos até chegar na aeronave, a fim de evitar cenas como essa, não só aqui no Brasil, mas em aeroportos do mundo inteiro.


Sempre que compramos uma passagem aérea, somos informados do tempo para apresentar-se para embarque (aqui no Brasil, 1h para vôos domésticos e 2h para internacionais). Esses tempos são para que você e a própria companhia possam se organizar. Chegar cedo é sempre uma boa idéia, por vários motivos.


O primeiro é que você corre pouco risco de overbooking (prática das companhias venderem mais assentos do que realmente tem para seus vôos, o que pode causar com que alguns desses passageiros fiquem em terra). Para quem se preocupa com assento, é um bom momento para marcar seu assento favorito também. Outra situação é a lista de espera, onde se você não chegar dentro desse intervalo de tempo, outro passageiro (que pagará muito mais pelo bilhete), irá tomar seu lugar.


Até aí você pode me dizer, "hoje temos internet, web check-in". Tudo bem, você pode adiantar esse trabalho por lá, mas ainda tem o despacho de mala e se seu vôo for internacional, ainda tem os procedimentos de imigração, aduana, etc, etc e etc, além daqueles que vão "gastar" alguns minutos no free shop.


Uma questão fundamental que influência muito no tempo de transporte até o aeroporto é o seu meio de transporte. Procure se informar a respeito do trânsito no caso de utilizar carro, dos horários de funcionamento de meios transportes públicos (metrô, trem, ônibus), caso você vá utilizar eles. Ficar "engarrafado" numa avenida pode lhe custar a perca de seu vôo.


Eu tenho a seguinte conta, que vocês podem utilizar para seus vôos. É uma conta muito simples:


Tempo de embarque: Tempo total do meio utilizado + (2h para vôo doméstico OU 3h para vôos internacionais), por exemplo 1 hora + 2 horas para um vôo doméstico = 3 horas que devo sair da onde estou para o aeroporto.


Essa uma hora adicional no caso de vôo doméstico ou internacional é para filas de despacho, aduana, imigração, já que muitas vezes a companhia não está nem um pouco preocupada se você passou pela imigração ou não. Gostaria de lembrar que existem vôos nacionais, que muitas vezes estão fazendo alguma perna internacional aqui que você deve passar pela imigração e aduana do mesmo jeito que se estivesse fazendo um vôo internacional.



Mas, a atenção e a conversa com os "nativos" podem lhe render uma preciosa vantagem de tempo. Muitas vezes sair 15 minutos antes para o aeroporto pode fazer você escapar de um horário de pico de poderia atrasar toda sua viagem.


Por fim, veja se você está com todos os seus documentos necessários para embarque, como cédulas de identidade, passaportes, comprovantes de vacinação, vistos e sempre uma cópia de sua passagem para evitar problemas na hora do embarque.


Lembre-se que o atraso vai lhe custar muitas vezes uma taxa de no-show (não comparecimento ao embarque), taxa de remarcação, diferença tarifária e além de tempo, pois, muitas vezes o próximo vôo só sai no dia seguinte.


Não deixem de comentar o post, com dicas que vocês tenham para um embarque mais tranquilo e em paz.


Na próxima semana vou falar a respeito do uso de Táxi em nossas viagens. Muitas vezes o transporte público pode não nos ajudar e temos que utilizar eles. Veja algumas dicas para escapar de armadilhas e economizar alguns trocados para as próximas viagens e passeios.


¡Hasta luego!

Nenhum comentário:

Postar um comentário