domingo, 5 de setembro de 2010

Avaliação - Business Class TAM







Agora o destino é London e vamos aproveitar para conhecer a executiva da TAM, em um dos seus maiores vôos e operado pelo Boeing 777-300. O processo de avaliação, acima de tudo, é como outro qualquer, apenas adicionando as “comodidades” da executiva.




Vamos embarcar na rota São Paulo (Guarulhos)-London (Heathrow).

Compra: Feita pelo site da própria TAM, ainda sem os n-tipos de tarifas que eles lançaram para os trechos internacionais (antes era apenas para os nacionais). Sinceramente, acho isso muito confuso para o passageiro, mas fica mais simples do que ficar lendo regras e regras de um bilhete, sendo que a maioria deles não vai entender diversos termos. Ainda não conheci uma companhia aérea que tivesse um modelo simples de compra, como a maioria das lojas virtuais, como uma Amazon, onde é possível comprar com um simples clique. Nota: 9,5

Serviços business: Um serviço de transfer é oferecido entre o local que você está e o aeroporto, porém,apenas em London (ele não é oferecido no Brasil). Achei um pouco confuso, pois, você precisa ligar na TAM, eles pegam o endereço em que você está e depois pedem que você retorne para confirmar e no dia do vôo novamente. No mais, transfer feito em carro de luxo, britanicamente pontual (será que é porque eu estava na terra da rainha?). É importante ficar atento ao serviço, pois, existe um raio limite para a “gratuidade” do serviço, onde passando dele, você deve pagar uma diferença. O aluguel de telefones também é oferecido, porém, não solicitei o serviço, já que tinha uma linha por lá. Pelo serviço não está disponível no Brasil, vou ter que dar uma nota pela metade. Nota: 4,5

Check-in: Em São Paulo uma certa demorada e uma pequena fila, no check-in destinado para os passageiros da business. O meu check-in acabou demorando mais ainda, pois, meu bilhete não foi encontrado e tive que ficar dez minutos esperando uma posição da TAM. Em London, o check-in estava sem fila e a eficiência foi ótima. Nota: 8

Embarque: O embarque prioritário funcionou tanto aqui, quanto lá. Espumante/suco de laranja e alguns tipos de nozes, castanhas, etc são oferecidos para os passageiros. Nota: 10

Apresentação:  O Boeing 777-300 estava limpo, com as luzes de leitura funcionando, porém, os botões de reclinação do assento estão bem gastos e mereciam uma pequena atenção. Kit de viagem, manta, travesseiro, revista de bordo, catálogo do free shop tudo devidamente colocado em seu lugar. Nota: 9

Assento: Como eu disse, os botões de reclinação do assento estão gastos. A distância entre as poltronas é muito boa, assim como a largura. O problema fica com a inclinação que creio que fique entre 130-150 graus, sendo que muitas concorrentes estão na faixa dos 180 graus. Nota: 7

Entretenimento: Boas opções de filmes, música, além de um sistema de vídeo que permite que você veja a parte externa da aeronave. Um pequeno detalhe é que o mapa de rota deveria ser atualizado, já que existem vários nomes incorretos, como "Spirito Santo", "Jão Pessoa" e o estado do Tocantins não existe (continua sendo Goiás). Nota: 7

Pontualidade: Sem grandes problemas, se não fosse o operador do finger em London, que travou ele, o que causou um pequeno atraso de 10 minutos na volta. Não vou culpar a companhia pelo fato. Nota: 10

Serviço de bordo: Um pequeno menu de refeições e vinhos é oferecido para os passageiros antes da decolagem. Acho que a TAM precisaria adicionar mais opções de pratos e vinhos. A vantagem é que você pode optar por um serviço express, onde você recebe a entrada e prato principal de uma vez, ao invés de esperar a entrada, depois o prato principal e por fim a sobremesa. No café da manhã, uma boa variedade de pães e opções de cereais, iogurtes. No quesito bebidas, café, leite, suco e chá (afinal estamos na terra da rainha). Nota: 7,5

Atendimento: Finalmente o calor brasileiro. Atendimento cordial e pontual, como à tempos não via (inclusive na business de outras companhias). Nota: 10

Desembarque: Em London, você recebe um passe para o fast track, onde você literalmente fura a fila da imigração. A entrega prioritária de mala funciona (inclusive na volta a minha foi a primeira a aparecer na esteira), assim como o desembarque. Nota: 10

Pós-serviços: O crédito de pontos (por incrível que pareça), foi feito dentro do prazo, sem a necessidade de ficar ligando na central, mandado e-mail, etc. Mesmo assim, ainda estou esperando o crédito dos vôos que fiz pra Asuncion, o que não vai deixar eles com nota 10. Nota: 9.

Nota Final = 8,45

A TAM se saiu bem no quesito de atendimento, pontualidade e embarque/desembarque, mas ainda precisa melhorar a questão dos serviços para os passageiros business, assim como seus assentos e o serviço de bordo. É uma boa opção para ir para a Europa, porém, muitas outras companhias oferecem um serviço melhor para as rotas operadas.

Na próxima semana é hora de falar um pouco sobre Bogotá, Colômbia, por onde andei por esses tempos. Vou começar falando de como chegar lá e o que não deve se perder.


¡hasta luego!

Nenhum comentário:

Postar um comentário