domingo, 7 de março de 2010

Sites para viajar

A Internet se tornou o grande aliado de muitas pessoas que precisam viajar, muitas vezes, para lugares onde nenhum conhecido seu esteve e não existe indicação alguma sobre onde ficar, ir, fazer, etc.


Lembro-me de um tempo que as cias. aéreas tinham balcões e balcões para a venda de passagens, onde a pesquisa de preço era feita indo de balcão em balcão. Para um hotel, ou hostel, era necessário olhar guias e mais guias e gastar com DDD ou DDI. Além disso, vários não tinham fotos ou detalhes, o que se tornava um problema. Os agentes de viagem já existiam auxiliando os viajantes nessa total falta de conhecimento sobre o lugar.


Com a internet, você pode pesquisar preços sem ficar pulando de fila em fila e pegar um atendente mal-humorado, pode visualizar como é o hostel que você vai ficar, sua localização e referências de quem já passou por lá (o que eu particularmente peso muito na decisão).


Hoje, eu vou falar sobre alguns dos meus sites favoritos para viagem, mesmo que eles não sejam 100% ligados a viagem, vale à pena dar uma conferida neles. Todos eles estão na parte de "Meus sites favoritos", no lado direito do blog. Vamos lá:


http://www.hostelbookers.com: Esse site é um consolidador para hostels, onde eles garantem "Os menores preços, sem taxas e custos ocultos". Se tiver o menor preço é uma discussão para a próxima semana, onde vou falar justamente de hostels. Realmente eles não cobram taxas, porém, você deve adiantar 10% do total que gastará com sua hospedagem no hostel para fazer uma reserva. O cancelamento poderá ocasionar uma multa também. O que me faz usar o HostelBookers é justamente o fato de não existirem taxas, o que segundo eles, os tornam mais baratos cerca 5,1% que o concorrente mais próximo. O site na primeira visita é em inglês, mas existe a opção de passar para português.


http://www.couchsurfing.org: Se você acha que hostel é a opção mais barata para viajar, digo que você está enganado. O Couch Surfing é uma rede social de viajantes, onde você pode entrar em contato com alguns (vários) deles que permitem que você fique hospedado na casa dele. É muito difícil um país ou cidade grande/média que não tenha um couch, porém, você pode se questionar sobre a segurança, uma vez que você pode representar um risco para a pessoa que vai lhe receber e vice-versa. Bom, existem os certificados que o site dá para as pessoas baseado na autenticidade da localização dela e claro, referências de quem já ficou na casa dela e de quando ela ficou na casa de alguém. Caso você não queira hospedar alguém, você pode marcar escolher "tomar um café", onde geralmente, você será um guia turístico para a pessoa. O melhor de tudo é que o site e a hospedagem são na faixa (a única recomendação é levar um presentinho para a pessoa, que seja típico daqui, como um CD de samba, uma garrafa de cachaça, etc), além do olhar local da pessoa para a cidade que você vai.


http://www.jetsite.com.br: O Jetsite traz informações diversas do mundo da aviação (em alguns casos o texto parece não ter passado por revisão alguma pelos erros graves), mas, uma das seções mais interessantes é a "Flight Reports", que conta como foi a experiência de voar por determinada empresa, uma determinada rota.


http://matrix.itasoftware.com/cvg/dispatch: A ITA Software desenvolveu um GDS (Global Distribution System - Sistema Global de Distribuição), gratuito, que pode ser usado para pesquisa de preços (funciona muito bem com vôos internacionais). Não é possível comprar uma passagem por ele, porém, você pode checar as regras e a montagem da máscara (que determina o preço final da passagem) e enviar para seu agente de viagens, ou informar na cia. aérea. Para quem nunca mexeu num sistema de reserva, recomendo utilizar a versão 2.0 do sistema (http://matrix2.itasoftware.com), que é mais simples de utilizar e mais compacta.


http://www.clubedopairico.com.br: O Clube do Pai Rico foi criado com inspiração no livro "Pai Rico, Pai Pobre". O site busca mostrar os caminhos para a independência financeira (o que se você alcançar poderá viajar mais). Coloco na minha lista de favoritos, pois, tem mais de uma atualização por dia e trás muitas dicas interessantes.


http://www.aquelapassagem.com.br: O Aquela Passagem é um blog que não só fala sobre promoções e descontos quem ocorrem nas cias. aéreas, mas também, reflexões como quanto custa uma milha, se vale a pena pagar tudo (inclusive contas) com um cartão de crédito para ganhar milhas, se uma "ultra-promoção" está valendo a pena, etc. Eu participo com certa freqüência do site também, deixando minhas observações sobre as matérias.


Essa é uma pequena lista. Em breve vou falar de alguns outros que fui encontrando pela net (a lista precisa de uma atualização, ou melhor, de algumas adições), que farei em breve.


E vocês? Quais sites você usam no suporte para suas viagens. Deixem suas dicas nos comentários para entrar na lista de favoritos. Lembre-se, sua opinião é fundamental para o vacatip.


¡Hasta luego!

Um comentário:

  1. Olá
    Gosto do AQUELA PASSAGEM www.aquelapassagem.com.br e também do MELHORES DESTINOS www.melhoresdestinos.com.br. O VIAJE NA VIAGEM, famoso blog do Ricardo Freire ultimamente perdeu a leveza que fazia com fosse um dos melhores - talvez o melhor blog - está pesado, com cara de "negócio e já não é mais o mesmo. Percebemos que grande parte dos posts mais parece propaganda. Pesco informações nos blogs acima e também aleatoriamente na internet.

    ResponderExcluir