domingo, 14 de março de 2010

Hostel (Albergues)


Hostel ou Albergue da juventude, todos têm como objetivo oferecer um meio de hospedagem simples e barata, em relação aos hotéis tradicionais. Os albergues são bastante procurados por estudantes ou mochileiros que buscam economizar ao máximo durante suas viagens (apesar de existe outra forma mais econômica, que irei falar na próxima semana).


A história toda começa em 26 de agosto de 1909 (há mais de 100 anos), quando um professor alemão chamado Richard Schirmann criou o conceito "hostel" quando teve que se abrigar, juntamente com um grupo de alunos, durante uma tempestade. Em 1912, na cidade de Altena (na própria Alemanha), um castelo começou a funcionar como o primeiro hostel do mundo (e ele existe até hoje, com algumas reformas e modificações - http://www.hostels.com/hosteldetailsnobooking.php/RecordID.1201).


No final dos anos 20 a cultura "alberguista" começou a se espalhar por países como Polônia, Inglaterra, Holanda, Suécia, França, etc. Tudo ia bem até que a Segunda Guerra Mundial fez o movimento ficar estagnado e vários albergues foram fechados ou destruídos. No fim da guerra, o movimento voltou com força e manteve-se até hoje.



Nas Américas os albergues aparecem na metade da década de 30, começando pelos Estados Unidos. No final daquela década o Canadá começa a fazer parte da "rede mundial" de albergues. Aqui embaixo, os primeiros países a terem albergues são a Argentina e o Uruguai (meados da década de 50).



O Brasil entrou na rede pela mão dos cariocas, no bairro de Ramos, através da Residência de Ramos, que funcionou entre 1965-1973. Em São Paulo, existiram dois outros albergues na capital e em Campos do Jordão que foram fechados nos anos de chumbo, sob acusação de que eles seriam utilizados por jovens revolucionários.



A palavra albergue no Brasil não é muito bem vista, muitas vezes fazendo associações errôneas (como que mendigos moram lá, etc). A cultura alberguista ainda está se difundindo no Brasil e cada vez mais os jovens descobrem uma maneira alternativa e boa de viajar.



O que eu mais gosto de um albergue são as várias culturas que encontramos em qualquer um deles: Inglesa, Alemã, Francesa, Japonesa, etc. Além disso, você pode praticar aquela língua esquecida na gaveta, mas, lembre-se que ter inglês é muito importante (principalmente fora do país).



A Hostelling Internacional (ou Hi Internacional) é a principal rede alberguista do mundo. Segundo dados da própria Hi, hoje, existem mais de 3,7 milhões de associados, 4 mil albergues em mais de 80 países e com bons custos e gestão trazem US$ 1,5 bilhões de economia para as viagens se comparado com a hospedagem tradicional dos hotéis.



Apesar de tudo ser de baixo custo, etc, você deve checar se realmente vale a pena ficar num albergue, dos quais o motivo eu listo abaixo:


  1. Não espere encontrar um hotel cinco estrelas. A idéia é economizar, claro que com qualidade. Muitos albergues possuem uma boa estrutura de quartos, etc. Porém, outros são "trash". Ler as recomendações de outros visitantes é uma boa e pode tirar você de muitas enrascadas.
  2. Compartilhar para economizar: O que torna o custo de um albergue baixo é o fato do quarto ser compartilhado com outras pessoas (apesar de alguns oferecerem quartos individuais, o preço aumenta e muito). Muitas pessoas não gostam de dormir com "estranhos", principalmente quando os quartos são misturados (homens e mulheres). Particularmente nunca tive nenhum problema ou presenciei um problema (o único, porém pode ser alguém roncar demais ou não gostar muito de banho).
  3. O preço é por pessoa, ou seja, num hotel você pode encontrar preços que sejam os mesmos para solteiro ou casal. Em alguns casos, colocando a relação custo-benefício que seriam algumas comodidades que um hotel oferece, pode valer mais a pena o hotel.
  4. Localização: A localização pesa para um albergue, assim como um hotel. Procure sempre uma localização que atenda seu plano de viagem. Se você quer explorar o centro de uma cidade, fique nele, assim você economiza em transporte e tempo.



Por fim, a Internet é o grande aliado (ou inimigo) de um albergue. É possível localizar, pesquisar preços, quartos e ver as experiências de quem já ficou no albergue que você pretende ir. Eu recomendo dois sites que já utilizei para pesquisar e reservar, além do velho e bom Google, onde basta jogar a localização do albergue ou o nome dele e você poderá encontrar algumas referências:

http://www.hostelbookers.com: Falei sobre ele na última semana, no post Sites para viajar, do qual vou simplesmente copiar o texto: "Esse site é um consolidador para hostels, onde eles garantem "Os menores preços, sem taxas e custos ocultos". Se tiver o menor preço é uma discussão para a próxima semana, onde vou falar justamente de hostels. Realmente eles não cobram taxas, porém, você deve adiantar 10% do total que gastará com sua hospedagem no hostel para fazer uma reserva. O cancelamento poderá ocasionar uma multa também. O que me faz usar o HostelBookers é justamente o fato de não existirem taxas, o que segundo eles, os tornam mais baratos cerca 5,1% que o concorrente mais próximo. O site na primeira visita é em inglês, mas existe a opção de passar para português."

http://www.hostelworld.com: O Hostel World é o maior consolidador para hostels. O único, porém dele é cobrar uma taxa, além do valor das diárias, para a reserva. Eu sempre dou preferência para o Hostel Booker, porém vale uma olhada no Hostel World para mais algumas opções, o que vai variar de cidade para cidade.


Se você encontrar um site local, o que varia de país para país, pode ser uma boa idéia utilizar ele. As diferenças de preço entre os consolidadores e os sites locais podem ser pequenas, porém, para viagens mais longas essa economia pode valer à pena.



E vocês? Qual é experiência com albergue? Já ficou em algum? Nunca, mas, tem vontade? Não gosta? Deixe seu comentário.



Não deixe de responder nossa pesquisa aqui do lado direito e marcar sua reação ao artigo, para que eu possa trazer as idéias de vocês para o blog.


¡Hasta luego!

Um comentário:

  1. Ola!

    Informações sobre o centário dos Hostels nesse link:

    http://www.albergues.com.br/sitenovo/hosteling_100_anos.php

    ResponderExcluir