domingo, 22 de agosto de 2010

Avaliação - TAM





O objetivo das pesquisas no vacatip é para determinar quem são nossos leitores, quais seus gostos e preferências. A primeira pesquisa foi sobre a companhia aérea que vocês mais utilizam, e nosso ranking ficou com:
  • TAM - 52%
  • GOL - 29%
  • Webjet - 13%


Os números não estão fora da participação que essas empresas possuem no mercado. Dessa primeira pesquisa, vamos avaliar a campeã TAM em um trecho nacional e outro internacional. A avaliação será feita pelo atendimento prestado nos dois casos e não individualmente.


No trecho nacional, vamos sair de Guarulhos - São Paulo, com destino a Palmas - Tocantins, fazendo uma conexão em Brasília. Já no trecho internacional, vamos sair novamente de Guarulhos - São Paulo para Asunción - Paraguay, fazendo uma escala na Ciudad Del Este. Por fim, voltamos de Asunción para São Paulo, direto.


Uma observação é que o trecho internacional foi operado para TAM Airlines, antiga TAM Mercosul. Existe uma divisão entre as duas, uma vez que a TAM Airlines possui apenas três A320 e opera no Paraguay (Ciudad Del Este e Asunción), vôos para São Paulo, Rio, Buenos Aires, La Paz, Santa Cruz de La Sierra e Santiago, partindo de Asunción, seu hub.


Agora, vamos avaliar o conjunto da obra:


Reserva/Compra: O trecho nacional eu acabei comprando no exterior, via agência. Já o trecho para Asunción também foi comprado por uma agência no exterior, portanto, não haverá nada nesse quesito e nem peso.


Check-in: O nacional foi prático, porém, uma pequena fila. O internacional já foi mais confuso. O motivo, segundo a funcionária do trecho São Paulo - Asunción, é que como o vôo faz escala na Ciudad Del Este, eles mudam a maioria dos passageiros de assento (o que foi meu caso) e tudo isso deve ser coordenado via rádio (algo totalmente pré-histórico, mesmo com a existência do Nextel), o que demonstra alguns problemas de comunicação entre as duas empresas. No retorno de Asunción, no problems. Pelo rádio e demora no check-in internacional, ficará com uma nota média. Nota: 6


Embarque: Nos três trechos nenhum problema com o embarque. As informações dos portões de embarque foram corretamente passadas para as administrações dos aeroportos. Nota: 10


Apresentação da(s) aeronave(s): As aeronaves estavam limpas e bem iluminadas. Peca por não ter revista de bordo no trecho internacional de ida. Nota: 9


Assento: Minha estatura é um pouco acima da média do Brasil (1,90). Minha reclamação é em relação aos assentos no trecho nacional, onde não existe mais aquele bolsão para colocar algumas bugigangas. Existe um espaço, onde fica a mesa de refeições, que obriga você a ficar abrindo ela se quiser ler uma revista e muitas vezes incomodar o passageiro da frente. Apesar disso, minhas pernas não sofreram, porém, no trecho internacional fui colocado nos famosos "assentos conforto" (sem pagar por isso). Nota: 8,5


Entretenimento: Canais de áudio e no trecho internacional até Ciudad Del Este e no nacional de São Paulo para Brasília, programa TAM nas Nuvens. Eu acho totalmente desnecessário entretenimento para trechos abaixo de 4 horas, mas, oferecer pode ser um diferencial. Apesar disso, notei que você tem que ficar pedindo o fone para os comissários, algo, que principalmente no trecho internacional, já deveria estar disponível no assento. Nota: 9,5


Serviço de bordo: Sanduíche quente em todos os vôos, porém, com um café mais reforçado na volta de Asunción (o vôo partiu às 5h). No quesito bebidas, água, sucos (em caixinha), refrigerantes, cerveja e vinho (trecho internacional). Assim como no entretenimento não acho necessário ter um serviço de bordo para vôos de menos de 4 horas. O que foi oferecido está de ótimo tamanho. Nota: 10


Pontualidade: Em outras viagens que fiz com a TAM, ficava extremamente irritado com os atrasos de uma, até duas horas, porém, no trecho nacional, nada de atraso. O problema ficou com a ida para Asunción, com um atraso de meia hora. O retorno pontualmente britânico. Apesar do atraso na ida, o atraso na chegada foi pequeno. Nota: 8


Desembarque: Em Brasília, tudo tranquilo, assim como em Palmas. O "desembarque" em Ciudad Del Este foi uma confusão, já que tinha a mudança de assento e muitas pessoas não sabiam e até se recusavam a sair dos seus assentos de origem. Confusão causada pela falta de conversa entre as duas empresas... O desembarque em Asunción e na volta a São Paulo teve certa demora quanto às malas. Nota: 5


Atendimento: No trecho nacional um pouco do calor brasileiro no atendimento, e por um acaso, a tripulação de São Paulo para Brasília assim como de Brasília para Palmas era a mesma. Apesar de ser uma sexta-feira a noite, estavam bem animados. Já los hermanos, estavam mais de cara fechada e sem muita simpatia. A falta de simpatia aqui vai tirar um ponto. Nota: 9


Pós-atendimento: Esse é um quesito sobre serviços que a empresa deve prestar depois do vôo concluído, como um translado, crédito de milhagem e etc. Aqui será sobre o crédito de milhas apenas. Venho vendo várias reclamações sobre a demora no crédito de milhas da TAM. No trecho nacional o crédito foi feito em uma semana (o Smiles é mais rápido, pois, muitas vezes no dia seguinte o crédito já está na conta), porém dentro do prazo estabelecido pela empresa. Apesar disso, ouve um erro no crédito e foram colocados pontos a mais na minha conta, logo, um belo dia esses pontos foram estornados, sob a alegação de erro de sistema. Realmente foi um erro, porém, eles deveriam ter detectado o problema antes, imagine se eu tivesse utilizado os pontos... Já o trecho internacional ainda não foi creditado. Apesar de ter informado o número do Fidelidade no check-in de São Paulo e Asunción, o prazo da empresa não foi cumprido e tive que enviar uma cópia dos cartões de embarque para eles, uma vez que a TAM, não permite o crédito online (via site), de bilhetes da TAM Airlines, logo, você têm solicitar como se tivesse viajado por uma parceira. Até o fechamento do post, a pontuação não foi creditada. Aqui a nota ficará baixa por não ter cumprido o prazo de crédito de milhas, mesmo informando o cartão no check-in e pelo lançamento de pontos incorreto na minha conta. Nota: 3


Nota Final7,8


Resumo: Para os trechos utilizados a TAM oferece um serviço aceitável. Os problemas ficam no caso específico do vôo, onde o check-in acaba se tornando demorado e isso gerou uma verdadeira "zona" no avião na Ciudad Del Este e a questão da pontuação no programa de incentivo que até agora não foi feita.


Na próxima semana vou falar das minhas 12 horas na Ciudad de México. Tenho algumas coisas divertidas para contar.


¡hasta luego!

2 comentários:

  1. É inacreditável a demora da TAM para creditar as milhas. Todo mundo reclama disto. É algo que deveria ser simples e automático, mas parece que não é.

    Eu uso o AAdvantage. Normalmente em menos de 24 horas as milhas já estão adicionadas. Nunca houveram problemas comigo.

    Eu, sinceramente, só voaria TAM se não houvesse outra opção.

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  2. esse a[i é o tipico "peguei uma vez um voo pros eua" e escreve como se viajasse oda semana. amigo, a TAM é infinitaments supeior a AA, se vc viaja com frequencia deve saber disso. os avioes da AA são sucatas, o serviço de bordo é um lixo e os atrasos fazem os voos nacionais parecerem britanicos. preocupado com as milhas? no maximo em 5 dias estão creditadas, a menso que vc seja um caixeiro viajante que precise delas em 24 horas.

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