quinta-feira, 15 de abril de 2010

Ônibus via internet

Sempre defendi que a internet é um ótimo meio de pesquisa sobre diversas coisas, incluindo viagens.

Se você já viajou no tempo que não existia internet, você tinha que ficar buscando referências em amigos (que ainda é válido), guias de viagens (também válidos) e nos agentes de viagens (que nem sempre são confiáveis, já que o interesse deles é vender). Depois de paginar guias e guias, você ia pra uma loja da companhia aérea, agência de turismo ou empresa de ônibus comprar seus bilhetes e levava aquele monte de papel para casa. Bom, esse tempo acabou.

Hoje você pesquisa em qualquer site de busca, verifica a indicação de outras pessoas e por fim fecha se vai viajar ou não.

As companhias aéreas viram na internet uma forma de reduzir custos, principalmente com o bilhete eletrônico (famoso e-ticket) que reduziu o custo daquele monte de páginas chamadas até então de bilhete aéreo.

Num outro caminho, as empresas de ônibus não foram por esse caminho, em especial no Brasil. São poucas as empresas que possuem a possibilidade de comprar suas passagens via internet, isso quando ela possui um site.

A desculpa mais comum que já ouvi sobre isso em algumas empresas é que "internet é cara" ou "quem viaja de ônibus não sabe mexer em computador". Creio que esse argumento já é batido, principalmente com a popularização da internet, celular, e redução dos custos da manutenção de um site.

Com isso, essa semana vou falar sobre três sites que auxiliam quem possui internet e deseja viajar de ônibus. Infelizmente não existe nenhum "Decolar" ou "Expedia" dos ônibus, mas, esses sites vão auxiliar vocês nessa busca por uma boa passagem de ônibus:

ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres): Nesse link é possível encontrar linhas entre duas cidades (em Linhas entre duas localidades) ou que passam por uma cidade (Linhas com seção em uma localidade), dentre outras opções. A vantagem do site da ANTT é que é possível ter uma idéia da tarifa que será cobrada pela empresa (o valor não é exato), mas você não será pego de calças curtas quando for comprar a passagem. Além disso, em outras seções do site é possível verificar o registro das empresas de ônibus, dos veículos, e obter informações sobre outros meios de transporte terrestre por terra, como o transporte ferroviário.

Socicam: A Socicam é uma empresa que administra diversos terminais rodoviários no Brasil e no Chile, que inclui o Terminal do Tietê, em São Paulo e Rio de Janeiro. No site deles é possível encontrar as empresas que fazem a ligação entre duas cidades e exterior, indicando o nome, telefone e site (caso possua) da empresa. Para utilizar o site, basta informar a cidade de origem e destino e clicar no botão Consultar. Na página seguinte as empresas que atendem a rota irão aparecer. A única limitação do site é que as origens devem ser dos terminais da Socicam, caso contrário será difícil encontrar a rota desejada.

NetViagem: Esse é um dos poucos sites (creio que o único, pois, não conheço outro), para a venda de passagens. Nele você deve informar a empresa que deseja utilizar, origem, destino e data. Depois ela faz uma pesquisa e mostra os horários e valores disponíveis. Na primeira compra será necessário fazer um cadastro e depois é só pagar. Em alguns casos existe a opção de parcelamento. Uma coisa importante não só no site da NetViagem, mas em alguns sites das empresas de ônibus é quem irá retirar a passagem.
Geralmente, você irá para o terminal com o comprovante de compra e deverá retirar a passagem no guichê, como se estivesse comprando na hora. Caso você não vá viajar, você deve indicar quem irá retirar a passagem.

Além desses três sites que passei para vocês, ainda existem os sites das próprias empresas de ônibus, onde é possível comprar suas passagens. Algumas podem não oferecer a passagem via internet, porém, oferecem via telefone o que torna o processo de compra mais simples.

Por fim, uma boa pesquisa na internet e a referência de outros amigos podem auxiliar você na busca por uma empresa de ônibus que faz determinada rota.

Você já comprou sua passagem pela internet? Como foi? Compartilhe sua experiência e opinião com todos os leitores.

Na próxima semana eu vou falar sobre as "companhias aéreas esquecidas do Brasil", que na verdade são companhias regionais e que não estão nos grandes aeroportos do país, mas, podem ajudar você a ganhar tempo para diversas cidades do interior do país.

¡Hasta luego!

Nenhum comentário:

Postar um comentário