domingo, 4 de abril de 2010

A Gorjeta

No mês passado eu fiquei completamente abismado (pra utilizar uma palavra mais leve) com uma lei que estava sendo votada por nossos governantes (e ainda foi aprovada) diante dos inúmeros problemas que temos no Brasil.


A lei permitia que os restaurantes e bares possam cobrar 20%, após às 23:00h, ao invés dos atuais 10%, como serviço. Eu me pergunto como um tipo de pauta dessa foi parar na mão deles, mas, vamos nos concentrar no tema em discussão: A Gorjeta.


Antes de mais nada, uma coisa deve ficar bem clara: Gorjeta (ou serviço como chamam aqui) é totalmente opcional e não existe valor mínimo ou máximo. Isto é, se você quiser dar alguma importância pelo serviço prestado, dê, caso contrário não dê. Mesmo com a lei, ninguém é obrigado a pagar nem 10, nem 20 porcento.


Fazendo uma análise sobre as pessoas e sua relação sobre a gorjeta, existem três tipos de "gorjeiteros":

  1. Os que nunca dão gorjeta, independentemente do atendimento que recebam
  2. Os que eventualmente pagam, me enquadro aqui, onde a gorjeta só é merecida se o atendimento for bom, ótimo ou excelente.
  3. Os que sempre pagam, independentemente do atendimento que recebem.
Dos três grupos, considero o terceiro grupo o mais crítico, pois, eles sempre estão pagando a gorjeta (ou serviço), não importando o atendimento. Eu venho observando aqui no Brasil que em muitos lugares o atendimento não faz nada para ser bom (não falo apenas de lugares baratos, alguns chamados de "refinados" ou "chiques" também são assim). O atendimento cai ao nível de regular ou ruim, pois, os garçons ou bartenders sabem que poucas pessoas não irão pagar o serviço. Muitas pessoas entendem que o serviço é até obrigatório (e não é).

Não quero pousar como um revolucionário, mas, o princípio da gorjeta que temos (e quando viajamos usamos, correto?), em outros países deve ser aplicado no Brasil. Só damos gorjeta se formos bem atendidos.

Além disso, você não paga gorjeta apenas para garçons ou bartenders. Uma série de outras categorias podem receber gorjeta: Empacotadores de supermercado, taxistas, vendedores, comissários e quem você achar que mereça.

A gorjeta é um poderoso instrumento de renda para muitas pessoas e vou citar minha experiência também.

Já trabalhei num supermercado onde eu dobrava meu salário (mínimo na época) ajudando os empacotadores em dias mais movimentados (se eu trabalhasse todo dia eu poderia aumentar mais ainda) e na época pude comprar um computador novo somente com o dinheiro das gorjetas. Porém, a vantagem no caso do trabalho que eu tinha era que eu recebia o mesmo em dinheiro, na hora. Nada de 10% pro empacotador ou caixa.

Pagar a gorjeta diretamente em dinheiro é algo que eu sempre faço. Inúmeras denuncias já surgiram sobre restaurantes e bares que simplesmente "embolsam" a gorjeta que deveria ser encaminhada para seus funcionários. Em São Paulo, segundo um levantamento feito, existem 7 mil processos trabalhistas movidos pelos Sindicatos dos Garçons sobre gorjeta, onde 70% são relacionados a locais onde os 10% ficam com a casa e o garçom nunca vê o dinheiro.

Outro cenário é a "caixinha coletiva". Nesse caso toda a gorjeta (é que o está na teoria) deve ser depositada nessa "caixinha" e no fim do dia ela é divida, ou em partes iguais, ou de acordo com o tempo de casa. No caso do tempo de casa, se o garçom for novo, pouco ou nada sobrará para ele.

Depois de ler esses tipos de informações, ter vivenciado a experiência de ganhar gorjetas, e de conhecer como funciona a gorjeta em outros países, hoje minha filosofia é pagar em dinheiro, se o atendimento for bom.

Além disso, fica outro detalhe. Você não precisa pagar 10% ou 20%. Você determina o valor que você quer dar. Se você achar justo pagar 5% ou 110% de gorjeta, nada lhe impede. Ficará ao seu critério.

A conclusão da sua relação com a gorjeta deverá ser feita por você, única e exclusivamente. Lembre-se que a gorjeta é uma fonte de renda importante para muitas pessoas, porém, elas devem merecer com um bom atendimento e presteza e outros critérios que você julgue necessário.

Essa semana eu fico por aqui. Na próxima vou falar sobre alguns sites e serviços que podem auxiliar você na busca dos preços e empresas de ônibus que fazem uma determinada rota.

¡Hasta luego!

Um comentário:

  1. Bruno Casagrande e Silva18 de mai. de 2010, 16:55:00

    Olá, Vinícius!
    Só uma observação em relação ao seu artigo, no Brasil a gorjeta pode ser obrigatória sim!
    A legislação brasileira autoriza que bares e restaurantes acresçam em até 10% o valor das contas a título de "gorjeta" para os funcionários. Esses 10% não irão necessariamente para o garçon, pois na maioria das casas uma porcentagem desse dinheiro também é repassado para o Maitrê, cozinha e até manobristas.
    Nesses casos, o consumidor é obrigado a pagar, porém isso deve estar ostensivamente exposto nos cardápios, paredes ou regulamentos (a depender do tipo de estabelecimento). Se não houver a informação, os 10% não podem ser cobrados.
    O projeto de lei aprovado apenas autorizaria que o limite de 10% aumentasse para 20% depois das 23 horas.
    Nos demais serviços, como taxis, supermercados, entregas de pizza etc. a gorjeta é opcional.
    Normalmente, quando vou a algum lugar em que o serviço é de qualidade eu acresço aos 10% uma gorjeta que - preferencialmente - entrego diretamente ao garçon.

    ResponderExcluir