quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Centurion Club - American Express

Continuando as avaliações sobre salas vips que já tive acesso, aqui vai a avaliação da semana: O Centurion Club, ou, sala vip da American Express.


O serviço é limitado para os portadores dos cartões American Express Gold, The Platinum Card e o Corporate Gold. O Bradesco, que administra a American Express no Brasil, vem fazendo diversas mudanças nos acessos as salas vips, sendo que a mais recente foi não permitir que portadores dos mesmos cartões no exterior usem as salas no Brasil, ou seja, somente quem tem American Express emitido no Brasil pode acessar as salas vips do Brasil. O acesso as salas em outros países é relativamente obscuro. Para os que possuem o The Platinum Card existem alguns acordos sobre o uso das salas vips, mas, varia da companhia aérea que você vai viajar, classe, se pagou com o cartão, etc.


Eu costumo ver em outros blogs, quando se fala das salas vips da American Express, muita confusão de que cartão pode ou não acessar ela. Para ajudar existem alguns nomes parecidos, como Gold e Gold Credit ou Platinum e Platinum Credit. Abaixo, vou colocar a foto dos três tipos de cartões que podem acessar a sala. Se seu cartão não for nenhum deles, você não poderá acessar a sala vip.






Esse aviso está nas salas também, mas como leitor do vacatip, vou evitar que você perca seu tempo caso confunda-se ou acredite que seu cartão permite.

As salas estão disponíveis nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos (São Paulo), Galeão (Rio de Janeiro), Recife, Navegantes e Fortaleza. A rede nacional é bem maior que a do Diners Club (que será o avaliado da próxima semana).

Para acessar a sala, basta apresentar um dos cartões listados acima e seu bilhete de embarque. Um acompanhante pode ser levado gratuitamente e os demais serão cobrados em R$ 15,00 por pessoa, pago com o próprio cartão.

A avaliação que vou fazer é sobre as salas VIP de Guarulhos, Congonhas e Galeão.

Localização: Com exceção de Congonhas onde a sala é na área de embarque, as outras duas ficam na área de check-in do aeroporto e tem certa reserva. Na primeira vez que fui à sala de Guarulhos tive que perguntar sobre a localização da sala. No Galeão a sala fica no final do Terminal 1 (TPS1). Quanto ao acesso, indefere se você vai fazer um vôo nacional ou internacional, a sala é aberta para qualquer destino e companhia aérea. Não vai levar 10, pois deveria informar melhor onde a sala fica em Guarulhos. Nota: 9,5

Recepção: Simples e prestativa. Nenhum problema nos acessos que tive na sala. As recepcionistas são bem educadas e corteses. Nota: 10

O que fazer dentro? Na sala é possível encontrar algumas revistas e jornais ("perdidos" por quem esteve por lá). É possível acessar a internet e uma televisão sempre ligada na Globo News traz as últimas notícias do que acontece no mundo. As crianças contam com um espaço onde se encontram alguns jogos e um videogame. Não vou dar nada 10, pois falta jornal e revistas em algumas salas. Nota: 9

Ambiente: Organizado, limpo e bem conservado. Têm uma boa iluminação e sofás confortáveis. A privacidade com o mundo externo é grande. A reclamação fica, em especial para Guarulhos, onde o banheiro é individual. A lotação da sala era comum antes do Bradesco podar o acesso dos cartões emitidos no exterior. Já deixei de acessar a sala por ser impossível ficar nela. Nota: 8,5 

Menu: Vou usar das mesmas palavras e nota do Delta Sky Club, na semana passada: "Essa parte deixa um pouco a desejar. Não existem bebidas alcoólicas, somente soft drinks (o que é ruim para uma sala que serve passageiros Business, por exemplo). Para comer, uma boa variedade. Não tem nenhuma janta ou almoço por lá, mas você consegue sobreviver". Nota: 6

Nota Final: 8,6

Assim como no Delta Sky Club, é necessário adicionar uma opção melhor de bebidas. Melhorar a lotação das salas é uma boa idéia também, mas é cedo pra dizer isso, já que o Bradesco não permite mais o acesso aos cartões emitidos fora do Brasil, o que eu vejo que já está diminuindo o acesso. Comprar algumas revistas e jornais pra passar o tempo também iria melhorar muito a sala.

De resto, a American Express está de parabéns, no seu atendimento e no interior da sala.

As salas oferecidas por cartões de crédito são interessantes já que estão inclusas no pacote da anuidade (que pode ser negociada) e do seu acesso indeferir da classe, destino e companhia que você usará.

Na próxima semana é a vez do Diners Club e sua sala vip, fechando essa série de avaliações.

Notas dos comentários: Segundo o leitor Gabriel Dias, os portadores do The Platinum Card podem acessar a sala com até dois acompanhantes gratuitamente. Além disso, o cartão de embarque é uma mera formalidade, sendo que se você estiver sem você não será impedido de entrar na sala. Por fim, ele cita que a sala do Galeão possui um maleiro, que permite até mesmo que você saia e deixe suas malas por lá. Muito obrigado pelos comentários Gabriel.

Se vocês tiverem considerações a fazer para qualquer artigo do vacatip, não deixe de comentar.  

¡Hasta luego!

36 comentários:

  1. Duas considerações: O The Platinum Card permite que você entre na sala vip com dois acompanhantes sem pagar. O cartão de embarque é formalidade, se você não apresentar entrará da mesma forma.

    ResponderExcluir
  2. Gabriel,

    Muito obrigado pelo seu comentário. Vou complementar o artigo com seu comentário na próxima semana.

    O cartão de embarque realmente é uma mera formalidade, mas, é solicitado mesmo assim. No caso do Diners, por exemplo, eles nunca me pediram... E se oferecer, não querem nem saber.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na sala Diners de Congonhas, agora pedem o cartão de embarque. Me pediram...

      Excluir
  3. Vinícus, eu sempre digo que não estou com ele em mãos e entro sem problemas. Outra informação legal de colocar é que a sala do Galeão, por exemplo, tem porta bagagem. Você pode até sair da sala se quiser e deixar as malas lá.

    ResponderExcluir
  4. O problema da localização da sala em Guarulhos, para quem vai pegar voo internacional, é justamente o fato de a sala ficar antes da Polícia Federal. Da última vez que usei na hora que entrei na sala não tinha fila pra PF, na hora que saí a fila dava voltas imensas e perdi mais de uma hora - a pessoa que estava comigo quase perdeu o voo. Depois dessa, nunca mais usei a sala para evitar contratempos.

    Uma vez usei a sala como convidada de uma pessoa que tinha cartão emitido no exterior - acho muito feio a Amex globalmente permitir que o Bradesco faça esse tipo de discriminação. Mas enfim...

    ResponderExcluir
  5. Sobre o uso no exterior posso dar um exemplo: no final do ano passado estive em Buenos Aires e utilizei a sala no Aeroporto de Ezeiza, o acesso foi sem problemas. Ao se comparar com as salas brasileiras temos a presença de bebidas alcóolicas e um "camarote" para os portadores do The Platinum Card (uma sala mais vip dentro da sala vip). Na recepção ao apresentar o The Platinum Card lhe dão um cartão de papel grosso com leitura de código de barras (existe um leitor na porta neste espaço mais esclusivo). Além de ser mais privativo, lembro que se diferenciava pela presença de mais tipos de bebidas alcóolicas (inclusive espumante) e telefone para uso ilimitado para ligações locais.

    ResponderExcluir
  6. Eduardo,

    No caso quais cartões podem acessar a sala? Apenas o The Platinum?

    Um abraço

    ResponderExcluir
  7. Vinícius,

    Não sei se consegui explicar claramente na mensagem anterior. No Aeroporto de Ezeiza em sua áerea de embarque internacional existe uma sala vip Centurion Club (como as do Brasil). A diferença ao se comparar com o Brasil é que dentro da sala vip existe um outro espaço mais reservado para os portadores do The Platinum Card, sendo o acesso feito da maneira que descrevi no post anterior.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  8. Vinícius,
    Também utilizei o acesso "VIP" para os portadores do Platinum Card no aeroporto de Ezeiza - A vantagem que eu vi foi que a sala estava com bem menos gente do que na área destinada para os portadores do Gold Card. Neste mesmo aeroporto há um espaço mais exclusivo para os portadores do mito "Black" Card da AMEX, que fica logo na entrada.
    Sds,
    Eduardo M.

    ResponderExcluir
  9. Essa política do Bradesco de vedar o acesso a portadores de cartões emitidos no exterior é sacanagem. Nos demais países, portadores de cartões brasileiros têm acesso normalmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é bem assim. Em Montevideo apresentei meu Platinum Card emitido pelo Bradesco, e fui barrado. Só tem acesso quem é portador de cartão emitido pelo banco uruguaio. A não ser, é claro, que quisesse pagar 60 dolares ... ridículo.

      Excluir
  10. Gostaria de saber se é o bradesco quem administra o american express no brasil. estamos perdemos muitas vendas por causa da falta de atendimento desse cartão. Não é uma opinião minha ou da empresa onde trabalho mas reflete muitos clientes nossos tambem que compartilham que o atendimento é péssimo as solicitações feitas não são atendidas uma verdadeira falta de respeito gostaria de uma luz para devidas providenciass meu assunto e a maquina q nao funciona e tem mais de 30 dias eles falaram que viriam 7 dias depois e isso ja tem 3 vezes que dizem o mesmo e ate agora nada. meu telefone 34-32175959 ( hélio )

    ResponderExcluir
  11. DO YOU HAVE THE TELEPHONE NUMBER OF THE CENTURION?
    THANK´S

    ResponderExcluir
  12. Amex don't publish the telephone numbers from Centurion Club in Brazil.

    You can make a collect call to +55-34-2102-6266 and ask for informations about.

    ¡hasta luego!

    ResponderExcluir
  13. Fui muito bem atendido na sala do aeroporto do Galeão.

    Acho que estava em um dia especial, pois, estavam servindo um espumante e cervejas, além de uma variedade de salgados, cafés especiais etc.

    A atitude do Bradesco é um desrespeito aos portadores dos cartões, pois, imagine de todos os paises resolverem tomar a mesma atitude....

    ResponderExcluir
  14. Pois é... Eu concordo com você, pois, em outros países (como no México, onde usei a sala recentemente), meu cartão foi aceito sem qualquer tipo de problemas...

    Eu creio que o Bradesco não queira ter o custo de manter salas vips, etc, porém, eles não sabem que esse é um dos diferenciais do cartão...

    Vamos esperar o que vem por ai...

    ResponderExcluir
  15. O cartão de embarque não é uma mera formalidade.
    Sou cliente Platinum e sempre utilizo as salas vips, pórem em setembro desse ano, tentei utilizar a sala de Garulhos após o desembarque. A atendente solicitou o meu cartão de embarque... expliquei a situação para ela, e mesmo assim minha entrada não foi permitida.

    ResponderExcluir
  16. Que estranho... Não sei o regulamento ao pé da letra sobre a sala, mas, o cartão de embarque é apenas para que eles saibam que você está viajando, para onde e o horário do seu vôo (apesar de eu nunca ter visto o anúncio em qualquer uma das salas)...

    Em relação ao desembarque, uma vez fiquei na sala após o desembarque, mostrei meu cartão do vôo que fiz e a atendente me deixou entrar sem problemas...

    Em outras situações estava sem o cartão realmente, nisso, falei que o check-in do vôo estava fechado, falei pra onde ia e a atendente também me deixou entrar sem problemas...

    Creio que você pegou alguma "carne fresca" querendo mostrar serviço...

    ResponderExcluir
  17. Olá,

    Liguei no atendimento do AMEX e me informaram que os portadores do GREEN também podem entrar na sala.

    Att.,
    Rafa

    ResponderExcluir
  18. Gratuitamente ou é preciso pagar alguma taxa?

    ResponderExcluir
  19. Estive semana passada na sala vip de Congonhas e não me solicitaram o cartão de embarque. Apenas me foi perguntado para onde eu estava viajando.
    Tenho o Platinum Card.

    ResponderExcluir
  20. Con tarjeta verde no te dejan entrar en ninguna !!!! Ni pagando !!!!

    ResponderExcluir
  21. Tenho o AMEX GOLD card e quando fui entrar na sala vip do Aeroporto de Ezeiza em Buenos Aires eles falaram que cobram uma taxa de 30 dólares para acesso do acompanhante. Achei absurdo e nem entrei.

    ResponderExcluir
  22. Obrigado pela informação Glau.

    ¡hasta luego!

    ResponderExcluir
  23. ou me chamo Diego souza, e queria saber se alguen de voces poderiao me ajudar, to indo pro paraguai comprar suplemento, e queria sabe qual cartao que passa la , porque sei que no paraguai ou no mexico nao tem cartao chipado e so tarjetas, queria sabe em qual pais desses posso fazer compra, porque eh foda sai daqui do brasil com grana , ou viajar 800 kg e chegar la meu cartao nao passar.. FICAREI GRATO COM ALGUMA RESPOSTAS.. abraço

    ResponderExcluir
  24. Vinicius, se bem entendi quem tem o AMEX Platinum - Ourocard dança geral nessas salas VIPs comentadas?
    Abraço
    Francisc0- Brasilia- DF

    ResponderExcluir
  25. Infelizmente sim Francisco. O AMEX Platinum emitido pelo Banco do Brasil não tem os mesmos privilégios do AMEX Platinum "normal", como a sala VIP.

    ¡hasta luego!

    ResponderExcluir
  26. O problema de alguns e que eles vao e encher a barriga nas salas vips em vez de pensar que horas sai o voo ou adiantar o check in e tal coisa , pq brasileiro vai para uma sala desta e para matar a fome dar prejuizo

    ResponderExcluir
  27. No Brasil APENAS os cartões GOLD e PLATINUM tem acesso as salas vips, sempre uso a de CGH, e pra passar o tempo é até legalzinho, salgadinhos, caldos, sucos servem a vontade..

    ResponderExcluir
  28. O cartao American Business tem direito ao acesso? Grata

    ResponderExcluir
  29. Se for o Coporate, como na imagem acima sim. Os demais da linha business não permitem acesso.

    ResponderExcluir
  30. em que horario funciona a do aeroporto de congonhas

    ResponderExcluir
  31. Bom dia,

    poderiam me dizer onde exatamente fica a Sala Vip do Galeão? Antes ou depois do embarque?

    Att,

    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriana,

      A sala está localizada no final do terminal 1, após o check-in da Ibéria, British e Aerolíneas.

      Excluir
  32. As salas Centurion são TERRÍVEIS. Sempre lotadas, sem lugar pra sentar, comida medíocre, banheiros pouco limpos, localização inconveniente (em especial se seu voo for internacional) muita pompa nenhuma circunstância. As salas VIP oferecidas pelas empresas aéreas são muito superiores. Tenho um Platinum Card e não perco mais meu tempo nessas salas.

    ResponderExcluir