domingo, 20 de junho de 2010

Avaliação - AeroMexico


Depois de várias semanas longe do blog, o que incluiu até bloqueio da minha conta do Google, o que me rendeu muita dor de cabeça pra recuperar, fiquei com saudades e resolvi voltar ao batente. As férias foram boas para colher algumas avaliações, como a que vou apresentar hoje, e para conhecer novas terras, povos, culturas, etc.

As férias na verdade foram mais do blog do que do resto, onde continuei viajando a trabalho ou para participar de alguma conferência, como foi o caso que me fez encontrar a AeroMexico, rumo à Chicago.

Os vôos foram feitos entre os dias 06 de maio e 16 de maio, ambos conectando na Ciudad de México, hub da companhia. Essa será a primeira companhia aérea do qual vou fazer uma avaliação, sendo que ela é baseada em classe de serviço comprada, atendimento (vendas, check-in, comissários, equipe de terra), serviço de bordo, assento, pontualidade, embarque, desembarque e entretenimento a bordo, assim como algo que destaque a atenção.

Falando de algo que chama a atenção é ausência da fileira 13 em diversos aviões (creio que em todos, uma vez que fiz quatro voos e em três reparei a ausência dela). Os Mexicanos são muito místicos e isso pode ser um dos fatores dessa fileira não existir (e mais lógica também).

Agora vamos avaliar a AeroMexico:

Reserva/Compra: Inicialmente liguei e fiz uma reserva, onde o atendente foi muito prestativo, me dando dicas para "meu dia na Ciudad de México" e passando todas as informações necessárias para a viagem, porém, ao tentar emitir no final do dia, fui informado que só poderia fazer a operação no dia seguinte. Como não pode ficar se brincando com uma boa tarifa, resolvi fazer a emissão pela Decolar.com, onde o preço era o mesmo e a emissão era na hora. A nota ficará alta pelo atendimento na reserva, porém pela recusa na emissão seria próxima de zero (liguei no horário de atendimento da central). Nota: 8

Check-in: Uma fila relativamente média, porém, um atendimento rápido e eficiente em São Paulo. No retorno de Chicago fila zero e um atendimento muito mais rápido. Não fica com nota dez por um pequeno erro de digitação da atendente do meu cartão de milhagem, que ainda está me rendendo uma leve dor de cabeça. Nota: 9

Embarque: O embarque foi bem organizado em todos os trechos. Eu geralmente sou o último que embarca (para não ficar meia hora nas filas que se formam no finger e na aeronave), nesse quesito a nota fica alta. Nota: 10

Apresentação da(s) aeronave(s): Aeronaves limpas, bem iluminadas, com boa aparência. Revista de bordo em todos os trechos, incluindo catálogo do free shop (oferecido a bordo) e pacotes de viagens oferecidos pela AeroMexico (creio que se chame Gran Plan). Pintura em dia também. Pasta de dente, escova e tapa-olho nos bolsões. Senti a falta de um lugar para deixar o terno ou casaco. Nota: 9

Assento: O serviço foi na classe econômica. Nos vôos entre o Brasil e México, foi utilizado o Boeing 777-200 e entre México e Estados Unidos o Boeing 737-700. No 777 o espaço é relativamente bom para minha altura (1,90m) e não me senti apertado, com exceção da volta, onde o passageiro da frente resolveu socar a poltrona e creio que não estava muito satisfeito com ela, o que literalmente irritou. Na ida para Chicago, fui colocado na poltrona do meio, porém, na primeira fileira da econômica, o que pelo menos deixou minhas pernas mais soltas, mesmo assim, meus braços sofreram. Nota: 8,5

Entretenimento:  No 777 várias opções de filmes, seriados, música e mapa de rota. No 737 apenas um filme para todo o avião. Infelizmente na ida para o México, meu fone não estava funcionando corretamente (os fones são distribuídos no começo do vôo e recolhidos no final). Nos demais trechos preferi o velho companheiro iPod para ouvir minha seleção de músicas. Nota: 9,5

Serviço de bordo: Entre os vôos Brasil - México foi oferecido jantar e café da manhã. No jantar pasta o pollo, com sucos, refrigerantes, café, te (chá), vinho e algumas outras bebidas alcoólicas. O café da manhã (também oferecido entre México e Chicago) não enche os olhos. O sabor do pollo também não agradou... Espero que na executiva as opções sejam melhores. Nota: 6

Pontualidade: Na volta, entre México e São Paulo houve um atraso de uma hora, segundo a empresa, causado por um atraso da aeronave que tinha saído da Ásia. Os demais saíram no horário. Nota: 6

Embarque: Organizado e pontual. Vai ficar com uma nota alta. Nota: 10

Desembarque: Se não fossem os minutos preciosos de sono que eu perdi quando cheguei de Chicago no México, a nota séria alta, mas em Chicago fui informado que as malas iriam direto para o Brasil. Chegando ao México, fui informado que o procedimento seria o mesmo que na ida para os Estados Unidos (retirar a mala, passar pela aduana e colocar numa esteira ao lado dela para mandar para os Estados Unidos), porém depois de ficar esperando minha mala aparecer por lá, fui procurar um funcionário da AeroMexico que me disse que elas iriam direto para casa e que o funcionário de desembarque se confundiu, pois, esse procedimento vale para vôos da Europa/Ásia e América Latina (porém, ele me informou que no segundo semestre, vôos que vierem dos EUA também vão entrar nessa lista). Nota: 7

Atendimento: Vamos para o último quesito de avaliação... O atendimento da AeroMexico é bom, sendo cordial, ágil, porém sem muita simpatia (a imigração Mexicana é mais simpática que os funcionários da AeroMexico). Vou dar uma nota média não pela falta de simpatia apenas, que tiraria um ponto, mas, pela desinformação no desembarque da Cidade do México, que pesa como atendimento. Nota: 7

NOTA FINAL = 8,20

Resumo: A AeroMexico é uma opção interessante para se voar não só para o México, mas para os Estados Unidos e Ásia (a AeroMexico, atualmente, é umas únicas companhias latino-americanas que voam pra Ásia). No conjunto da obra, o produto oferecido é bom, porém, para ser ótimo, a simpatia dos funcionários e o serviço de bordo precisam de uma melhora sensível.

Estou feliz de voltar a escrever e já recebi algumas sugestões de melhoria pro blog, que vou adotar.
Na próxima semana vou fazer um relato da minha viagem para Chicago. Aguardem!

¡hasta luego!

24 comentários:

  1. Tenho uma duvida o voo foi tranquilo ou houve muita turbulência ou outros problemas?

    ResponderExcluir
  2. Foram quatro vôos... Entre Brasil e México super tranquilo, pouco turbulência.

    Entre México e Chicago, pegamos um pouco de turbulência na chegada a Chicago e na volta Chicago - México tinha uma criança berrando no assento de trás, que não me deixou tirar um cochilo (o vôo foi 1h da madrugada)... Perto da Ciudad de México, pegamos uma turbulência moderada.

    ¡hasta luego!

    ResponderExcluir
  3. suas malas foram violadas? sintiu falta de algum objeto? se não foram violadas, quais dicas você daria para que eu não tenha esse dissabor.

    ResponderExcluir
  4. Não... Minhas malas chegaram numa boa, sem violações ou problemas.

    Não existe um método 100% eficaz pra não ter sua mala violada... Muitos usam cadeados (se você for pro US, use um aprovado pela TSA, pois ela pode abrir com uma chave mestra).

    No meu caso, eu uso um lacre (daqueles de malote) e viajo com malas "genéricas", ou seja, malas que não são de marca como Samsonite, etc. Ou seja, malas que parecem de pobre mesmo.

    ¡hasta luego!

    ResponderExcluir
  5. Olá Vinícius,

    Achei engraçado o comentário sobre as malas "genéricas" rs

    Nunca tive problemas com a minha samsonite, nem aqui no Brasil nem na europa. Tô indo pros EUA, será?!...

    ResponderExcluir
  6. Se você não teve problemas no Brasil a tendência é que não tenha no EUA. Boa viagem!

    ¡hasta luego!

    ResponderExcluir
  7. Adorei seu post, to considerando comprar passagem da aeromexico, pois é uma das mais em conta p NY. Para enfrentar 5h de escala tem que valer a pena... rs!

    ResponderExcluir
  8. Gostei das dicas...estou indo para n.y. e a diferênça no preço das passagem são grandes entre a aeroméxico e as outras...acho que isto fez com que eu escolha a aeroméxico.
    Obrigado pelas dicas...
    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Gostaria de saber quanto kilos podem ter minha mala pela aeromexico e se foi rapido na passagem pela imigração, fazem muitas perguntas? desculpe minha ignorancia mas pq passamos pela aduana?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    A política de bagagem para a classe econômica é duas malas de 32kg e na executiva 3 malas de 32kg, cada.

    A imigração foi até que tranquila... Na primeira passagem foi questionado se ficaria no México, mas, expliquei que ia para os Estados Unidos e mostrei o cartão de embarque.

    A questão de passar pela aduana é de cada país. O motivo só eles sabem, mas, no geral, quando você está em conexão você não tera problemas. Pode ir tranquila.

    ¡hasta luego!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia.
    Ouvi falar que precisa de visto mexicano mesmo que você esteja no país só para fazer conexão.
    É verdade?

    ResponderExcluir
  12. Para a conexão apenas não. Se você tiver visto para os Estados Unidos, poderá entrar no México para turismo ou conexão. Além disso, agora você conta com uma autorização para entrar no México, que pode ser emitida online (porém, somente se estiver voando AeroMexico).

    ¡hasta luego!

    ResponderExcluir
  13. opa tudo bom?

    as malas vao direto para residencia? é isso? se for quanto tempo demora?

    estou vendo passagem que fica por volta de 10h de conexao na cidade do mexico, com o visto americano, mesmo fazendo conexao posso sair do aeroporto?

    Abs.

    ResponderExcluir
  14. Silvia, as malas não vão direto para a residência. Elas serão entregues no aeroporto.

    Com visto americano, mesmo em conexão, você poderá sair do aeroporto sem problemas. Basta passar pela imigração, mas, lembre-se de voltar umas duas horas antes do vôo pro aeroporto para não correr riscos de perder seu vôo.

    ¡hasta luego!

    ResponderExcluir
  15. Oi, Vinicius!
    Quanto tempo vc levou para "procurar" suas malas e embarcar novamente?
    Estou pensando em comprar passagens da Aeromexico de São Paulo para Nova York, a conexão na ida é de 4h, mas na volta é de 1:45h... será que é pouco tempo (isso considerando todos os vôos no horário)?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  16. Yone,

    No caso a ida está tranquila. Já na volta, as coisas também estão tranquilas, só se houver um atraso muito grande, porém, nessa situação a AeroMexico teria que reacomodar você em outro vôo, caso você perca seu vôo pro Brasil.

    O tempo de bagagem foi no máximo meia hora. Já o embarque foi rápido, mas, meus tempos de conexões foram bem mais longos, portanto, não medi esse tempo.

    Se você não se importar que o vôo não é direto, vá pela AeroMexico que será um viagem boa.

    ¡hasta luego!

    ResponderExcluir
  17. Muito boa a sua avaliação da empresa!

    Agora pergunto: tem alguma ideia do porquê da Aeromexico ser bem mais baratas que outras empresas? Ela parece estar no nível de Delta/United.

    ResponderExcluir
  18. Existem vários fatores que ditam o preço de um bilhete aéreo. Entre eles está o custo operacional da aeronave, da tripulação, serviço de bordo, espaço que cada passageiro vai ocupar, ou seja, quando você viaja numa classe executiva ou primeira, você ocupa mais espaço dentro do avião, demanda um atendimento melhorado, refeições e mimos, que fazem o preço subir. Já numa low-cost, você não tem esses mimos, pouco espaço e uma parte operacional mais exugada, que permite um preço melhor.

    No caso da AeroMexico, ela pode oferecer um custo menor por alguns motivos, como, custo de tripulação menor que uma tripulação americana, um serviço de bordo que também tem um custo menor que de uma americana e por fazer conexão na Ciudad de México, ela pode encher seu 777 daqui de São Paulo com passageiros que irão fazer conexão em outras localidades.

    Existem n-outros fatores que fazem com que a empresa tenha um custo menor. O que importa no final é que ela lucre e isso pelo visto ela consegue.

    ¡hasta luego!

    ResponderExcluir
  19. ADRIANO M. FERREIRA5 de set. de 2011, 15:56:00

    VC DISSE QUE O RETORNO TEVE UM ATRASO DE 1 HORA. TENHO UM RETONRO DOS EUA PELA AEROMEXICO E DEVO CHEGAR EM GRU AS 10:55 DA MANHÃ. TENHO 02 OPÇÕES DE RETORNO DEPOIS DE GRU PARA ARAÇATUBA, UMA AS 14:00 E OUTRA AS 16:00. VC ARRISCARIA NA DAS 14:00 OU FICARIA COM AS DAS 16:00, MESMO QUEISSO LHE CUSTE 02 HORAS A MAIS?

    ResponderExcluir
  20. Eu ficaria com as 14:00h. A diferença entre um atraso de uma ou até duas horas não seria um problema para você perder seu transporte.

    ¡hasta luego!

    ResponderExcluir
  21. Vinícius, obrigada pela dica. Procurei no Google alguma informação sobre a qualidade das aeronaves da Aeroméxico e apareceu o seu blog.
    Foi muito útil para mim a sua avaliação.

    ResponderExcluir
  22. Vinicius, muito boa as informacoes que obtive aqui. Comprei passagem pela Aeromexico, estou indo para Cancun e nao tinha qualquer informacao sobre a Cia. Muito util para mim suas informacoes.

    ResponderExcluir
  23. boa noite tenho 13 anos e moro em campinas estou indo pela terceira vez para orlando e miami das outras vezes eu fui de american airlines ,nada absolutamente nada para reclamar da empresa.Confesso que estou com medo das conexões entre guarulhos (GRU) e aex meu medo principalmente com as malas pois normalmente trago objetos de muito valor e agora que eu li que a mala do nosso colega foi diretamente para sua residencia fico com medo dessas coisas pois como disse trago objetos de muito valor

    ResponderExcluir
  24. Pior viagem de minha vida foi Aeroméxico! Se pudesse dar um conselho seria: nunca viagem pela aeromexico!!!!! Fui pra Miami, voltando de lá para o Rio de Janeiro, com escala no México! O voo mimai-mexico atrasou 1 hora, o avião parecia uma metralhadora! Fui com o coração na mão! Chegando no México, para o voo méxico- Rio de Janeiro entramos no avião, esperamos cerca de uma hora (tempo esse que acabei pegando até no sono) fui acordada com a aeromoça informando que aquele voo n iri mais decolar! Ai foi o começo de um inferno! O voo era pra ter saído a meia noite, saímos do aeroporto 4 horas da manhã, com promessas de voos no dia seguinte, os quais nunca existiram! Estresse atrás de estresse, funcionários mal educados, que desdenhavam de vc, ao ponto de falar: compre uma passagem por outra companhia então! Passei 2 dias no México por falta de voo! Eles são incompetentes em tudo!!!!! Mal caráter! No último dia de minh viagem, a diária do hotel ( eles estavam bancando) acabava 2 da tarde, e o voo era só a meia noite, fomos no aeroporto solicitar mais uma diária e eles negaram! Eu falei: mas a ainda são duas horas! O funcionário disse: pegue suas malas e espere o seu voo! Se vcs n querem passar por transtorno e humilhação, não viagem por essa companhia!!!!!!

    ResponderExcluir