domingo, 27 de junho de 2010

Chicago (Como chegar, sair e andar por lá)



Chicago, que fica no estado de Illinois é popularmente conhecida pelo seu basquete (Chicago Bulls), suas histórias sobre gangters, como Al Capone, e como "Windy City" ou "Cidade dos Ventos" (e realmente venta muito e forte), além do Blues.


Para o post não ficar cansativo, vou quebrar ele em duas partes: Na primeira, eu vou falar de como chegar a Chicago e andar por lá. Depois vou falar de onde ficar, o que comer, fazer e passear.


Aproveitando a chegada da primavera, com uma conferência que anualmente é feita lá, resolvi embarcar rumo a essa cidade pioneira na construção de arranha-ceús. Chicago conta com dois aeroportos, o O'Hare Internacional, que recebe a companhias estrangeiras, além de vôos domésticos, sendo o hub da United. O'Hare é considerado um dos aeroportos mais movimentados do mundo, uma vez que diversos vôos para cidades menores nos estados de Illinois, Michigan, Indiana e Wisconsin partem de lá. O aeroporto conta com um sistema de trem para ligação entre os terminais, estacionamento e metrô. Falando de metrô, a linha azul (CTA Blue Line) tem como uma de suas paradas finais o aeroporto, porém, para chegar ao centro de Chicago você irá gastar entre 45-60 minutos (a linha funciona 24 horas, porém na madrugada ela pode sofrer reparos que fazem com que a viagem fique mais longa).


Além de O'Hare, Chicago conta com Midway Internacional, onde a Southwest impera, juntamente com a AirTran. O Midway é mais usado para vôos domésticos, porém, ele tem a vantagem de ser mais perto do centro (usando a CTA Orange Line entre 20-30 minutos), além de preços menores, poucos atrasos e um terminal mais compactado, o que não faz você ficar andando muito.


Uma terceira opção de aeroporto é Milwaukee, no estado do Wisconsin, porém, você irá gastar mais de uma hora entre o aeroporto e a Chicago Union Station de trem (o serviço é operado pela Amtrak), com muito menos opções de horário que o metrô.


Falando de Union Station, outra forma de você chegar a Chicago é por trem. Historicamente, Chicago era um hub ferroviário dos Estados Unidos. Hoje, ela continua sendo, porém com a missão de ligar as cidades dos estados vizinhos. Por fim, você pode chegar à cidade de ônibus usando as empresas Greyhound, Wisconcin Coach, Mega Bus e Indian Trails.


Para andar em Chicago, a dica é comprar um visitor pass que permite viagens ilimitadas de metrô + ônibus operados pela CTA (Chicago Transit Authority). As opções são: 1 dia (24 horas), 3, 7 ou 30 dias. Você usará o passe apenas no embarque, isto é, você não precisa passar o seu cartão na saída das estações. Você pode adquirir o passe em algumas estações (como em O'Hare), antes do embarque, pela internet, casas de câmbio e lojas de conveniência e supermercados (todos os Walgreens vendem). Usar o transporte público de Chicago é uma ótima, barata e relativamente segura opção. Procure ter um mapa do sistema chamado de "CTA L System", para que você tenha uma viagem mais tranquila. O sistema "L" é composto do metrô e o trem "el-evated", daí vem o nome "L", que se pronuncia "El".


Um dos pontos notórios dos trens elevados é na região do centro chamada de Loop, onde os trens literalmente fazem uma volta entre as principais ruas e avenidas e vale ficar atendo que numa mesma estação, numa mesma plataforma, passam trens para diversos destinos, portanto, siga o código de cores das linhas para não embarcar em nenhum trem errado. Fique atendo com as integrações, que muitas vezes envolvem sair da estação (principalmente no Loop), atravessar a rua e entrar na estação do metrô (em especial com a integração da Blue Line e Red Line), comprando o passe ilimitado, você não terá que pagar para fazer essas transferências.


Os ônibus possuem no seu letreiro o número da linha e destino. Não se preocupe em ficar perguntando ao motorista, pois, um sistema de som informa o nome das paradas. Não existe cobrador (ou trocador) nos ônibus. O motorista faz esse papel, porém, tenha dinheiro trocado (eles não dão troco). Nos ônibus operados pela CTA (maioria), basta usar o mesmo passe do metrô, quantas vezes desejar (porém, o passe é individual). Nos pontos de ônibus placas indicam horários para o período da noite, se existem ônibus acessíveis para deficientes físicos, etc.


Já para aqueles que querem andar de táxi, os melhores preços dos Estados Unidos estão aqui. A bandeirada é de $2,25, sendo que cada 1/9 de milhas ou 36 segundos parados custam mais $0,20. O motorista, opcionalmente, pode cobrar mais $1,00 de combustível (chamada de fuel subcharge - a explicação é que devido a alta dos preços do petróleo, foi necessário criar essa taxa) e $1,00 pelo segundo passageiro e por fim $0,50 pelos demais, isto é, se três pessoas usarem um táxi, o motorista poderá cobrar $1,50 a mais no final da corrida. O uso de cartões de crédito é permitido e não existe sobretaxa. Uma gorjeta (tip) entre 10-20% do valor da corrida é bem vinda (e é comum por lá). Pegar um táxi, em especial no centro, é fácil, porém em alguns bairros mais afastados pode ser necessário ter um número de rádio-taxi.


Outras alternativas de transporte são bicicletas (especialmente no centro), o water taxi que comumente se vê no verão correndo pela rio Michigan (o principal da cidade). São baratos e funcionais para andar no centro, além da visão magnífica da cidade que você terá.


Chicago é uma cidade de misturas e isso faz com que o povo seja mais receptivo com os turistas. Se você ficar perdido, não tema em pedir informações para os "Chicagoans" (nome dados aos nativos) que serão prestativos.

Já dando uma previa para a próxima semana, se você está em dúvida de onde ficar, a região do centro (ou downtown), é bem servida pelo transporte público, várias opções para se alimentar (supermercados, lanchonetes e restaurantes para todo e qualquer tipo de bolso).

Para fechar, vou listar alguns sites que irão ajudar em sua visita à Chicago:

CTA (Chicago Transit Authority) 
Amtrak (Trem) 
Informações sobre vôos nos aeroportos de O'Hare e Midway 
Chicago - Water Taxi 
Yellow Cab - Chicago (Táxi) 
Flash Cab (Outra empresa de Táxi) 

E você, já esteve em Chicago? Quer compartilhar informações e dicas sobre a viagem? Deixe seu comentário.

Falando em viagem, já está no ar a nova pesquisa do vacatip! Não deixe de responder! 

¡hasta luego!

domingo, 20 de junho de 2010

Avaliação - AeroMexico


Depois de várias semanas longe do blog, o que incluiu até bloqueio da minha conta do Google, o que me rendeu muita dor de cabeça pra recuperar, fiquei com saudades e resolvi voltar ao batente. As férias foram boas para colher algumas avaliações, como a que vou apresentar hoje, e para conhecer novas terras, povos, culturas, etc.

As férias na verdade foram mais do blog do que do resto, onde continuei viajando a trabalho ou para participar de alguma conferência, como foi o caso que me fez encontrar a AeroMexico, rumo à Chicago.

Os vôos foram feitos entre os dias 06 de maio e 16 de maio, ambos conectando na Ciudad de México, hub da companhia. Essa será a primeira companhia aérea do qual vou fazer uma avaliação, sendo que ela é baseada em classe de serviço comprada, atendimento (vendas, check-in, comissários, equipe de terra), serviço de bordo, assento, pontualidade, embarque, desembarque e entretenimento a bordo, assim como algo que destaque a atenção.

Falando de algo que chama a atenção é ausência da fileira 13 em diversos aviões (creio que em todos, uma vez que fiz quatro voos e em três reparei a ausência dela). Os Mexicanos são muito místicos e isso pode ser um dos fatores dessa fileira não existir (e mais lógica também).

Agora vamos avaliar a AeroMexico:

Reserva/Compra: Inicialmente liguei e fiz uma reserva, onde o atendente foi muito prestativo, me dando dicas para "meu dia na Ciudad de México" e passando todas as informações necessárias para a viagem, porém, ao tentar emitir no final do dia, fui informado que só poderia fazer a operação no dia seguinte. Como não pode ficar se brincando com uma boa tarifa, resolvi fazer a emissão pela Decolar.com, onde o preço era o mesmo e a emissão era na hora. A nota ficará alta pelo atendimento na reserva, porém pela recusa na emissão seria próxima de zero (liguei no horário de atendimento da central). Nota: 8

Check-in: Uma fila relativamente média, porém, um atendimento rápido e eficiente em São Paulo. No retorno de Chicago fila zero e um atendimento muito mais rápido. Não fica com nota dez por um pequeno erro de digitação da atendente do meu cartão de milhagem, que ainda está me rendendo uma leve dor de cabeça. Nota: 9

Embarque: O embarque foi bem organizado em todos os trechos. Eu geralmente sou o último que embarca (para não ficar meia hora nas filas que se formam no finger e na aeronave), nesse quesito a nota fica alta. Nota: 10

Apresentação da(s) aeronave(s): Aeronaves limpas, bem iluminadas, com boa aparência. Revista de bordo em todos os trechos, incluindo catálogo do free shop (oferecido a bordo) e pacotes de viagens oferecidos pela AeroMexico (creio que se chame Gran Plan). Pintura em dia também. Pasta de dente, escova e tapa-olho nos bolsões. Senti a falta de um lugar para deixar o terno ou casaco. Nota: 9

Assento: O serviço foi na classe econômica. Nos vôos entre o Brasil e México, foi utilizado o Boeing 777-200 e entre México e Estados Unidos o Boeing 737-700. No 777 o espaço é relativamente bom para minha altura (1,90m) e não me senti apertado, com exceção da volta, onde o passageiro da frente resolveu socar a poltrona e creio que não estava muito satisfeito com ela, o que literalmente irritou. Na ida para Chicago, fui colocado na poltrona do meio, porém, na primeira fileira da econômica, o que pelo menos deixou minhas pernas mais soltas, mesmo assim, meus braços sofreram. Nota: 8,5

Entretenimento:  No 777 várias opções de filmes, seriados, música e mapa de rota. No 737 apenas um filme para todo o avião. Infelizmente na ida para o México, meu fone não estava funcionando corretamente (os fones são distribuídos no começo do vôo e recolhidos no final). Nos demais trechos preferi o velho companheiro iPod para ouvir minha seleção de músicas. Nota: 9,5

Serviço de bordo: Entre os vôos Brasil - México foi oferecido jantar e café da manhã. No jantar pasta o pollo, com sucos, refrigerantes, café, te (chá), vinho e algumas outras bebidas alcoólicas. O café da manhã (também oferecido entre México e Chicago) não enche os olhos. O sabor do pollo também não agradou... Espero que na executiva as opções sejam melhores. Nota: 6

Pontualidade: Na volta, entre México e São Paulo houve um atraso de uma hora, segundo a empresa, causado por um atraso da aeronave que tinha saído da Ásia. Os demais saíram no horário. Nota: 6

Embarque: Organizado e pontual. Vai ficar com uma nota alta. Nota: 10

Desembarque: Se não fossem os minutos preciosos de sono que eu perdi quando cheguei de Chicago no México, a nota séria alta, mas em Chicago fui informado que as malas iriam direto para o Brasil. Chegando ao México, fui informado que o procedimento seria o mesmo que na ida para os Estados Unidos (retirar a mala, passar pela aduana e colocar numa esteira ao lado dela para mandar para os Estados Unidos), porém depois de ficar esperando minha mala aparecer por lá, fui procurar um funcionário da AeroMexico que me disse que elas iriam direto para casa e que o funcionário de desembarque se confundiu, pois, esse procedimento vale para vôos da Europa/Ásia e América Latina (porém, ele me informou que no segundo semestre, vôos que vierem dos EUA também vão entrar nessa lista). Nota: 7

Atendimento: Vamos para o último quesito de avaliação... O atendimento da AeroMexico é bom, sendo cordial, ágil, porém sem muita simpatia (a imigração Mexicana é mais simpática que os funcionários da AeroMexico). Vou dar uma nota média não pela falta de simpatia apenas, que tiraria um ponto, mas, pela desinformação no desembarque da Cidade do México, que pesa como atendimento. Nota: 7

NOTA FINAL = 8,20

Resumo: A AeroMexico é uma opção interessante para se voar não só para o México, mas para os Estados Unidos e Ásia (a AeroMexico, atualmente, é umas únicas companhias latino-americanas que voam pra Ásia). No conjunto da obra, o produto oferecido é bom, porém, para ser ótimo, a simpatia dos funcionários e o serviço de bordo precisam de uma melhora sensível.

Estou feliz de voltar a escrever e já recebi algumas sugestões de melhoria pro blog, que vou adotar.
Na próxima semana vou fazer um relato da minha viagem para Chicago. Aguardem!

¡hasta luego!

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Voltando de férias

As férias acabaram e agora é hora de voltar ao batente...

No próximo domingo vou começar a liberar os novos posts falando e avaliando como foram as férias...

¡hasta luego!